O Alfarrabista

O Alfarrabista

Contra a força não há argumentos – A fábula do lobo e do cordeiro (em 12/05/16).

1-lobo-e-cordeiro

Durante a votação da aceitação do processo de impeachment e para decisão do consequente afastamento da presidente Dilma me chamou a atenção (pasmem eu assisti a sessão inteira!) a fala da Senadora Regina Souza (PT/PI).

Durante o seu voto ela citou a “fábula do lobo e do cordeiro” se referindo ao PT e a Dilma como o “cordeiro” e ao PMDB e sua turma como o “lobo”, naturalmente para justificar a “traição” e o uso da “força” nesse processo tão conturbado de deposição de Dilma.

Pois bem, ela mexeu no meu ponto fraco. Sou fã de fábulas, acho que elas ensinam muito por trazerem símbolos e sentidos muito fortes.

Essa fábula citada pela senadora é originalmente atribuída ao grego Esopo (620-560 a.C) tendo sido eternizada em língua portuguesa  por Monteiro Lobato em sua obra “Fábulas”.

Diz assim a fábula segundo Lobato:

Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.

— Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? — Disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má‑criação!

O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:

— Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?

Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou‑se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.

— Além disso — inventou ele — sei que você andou falando mal de mim o ano passado.

— Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?

Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:

— Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.

— Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?

O lobo furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:

— Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô! E — Nhoc! — Sangrou‑o no pescoço.

Pois bem, não sei se “cordeiro” é uma boa figura para retratar PT e a presidente afastada Dilma. Talvez.

Podemos considera-los cordeiros por tentarem jogar um jogo para o qual não estavam preparados. Podemos considerar Dilma como cordeira por ter se tornado uma presa tão fácil e não ter pressentido como o cordeirinho da fábula o perigo real que corria. Tão inocentes coitadinhos.

Ambos foram cordeiros (tem cordeiro que pensa que é aprendiz de lobo) quando se deitarem na mesma cama com o PMDB (que como César, é homem de todas as mulheres e mulher de todos os homens). Foram cordeiros quando resolveram fazer política do jeito antigo e pensaram que iam sair ilesos.

Enfim, a partir da fábula e do nosso caso, uma coisa é certa, cordeiros nunca serão lobos e Lobos nunca serão cordeiros.

O PMDB e Temer podem ser o Lobo? Não sei dizer. Mas certo está que eles têm mais vocação para o papel que o PT e Dilma.

Para mim, Lobo mesmo é o sistema. Esse não brinca. No primeiro sinal de fraqueza e vacilação “nhoc! ” Sangra, e sangra no pescoço.

E o sistema mostrou bem como age.

Quando quer pegar, pega! Quando quer derrubar, derruba! Não adianta correr. Não tem desculpa. Não tem piedade. Não tem limite e, ai daquele que se rebela!

O Lula de 1989 era um. Perdeu. O de 2002 era outro, sua versão beta, ou como se chamou na imprensa “Lulinha paz e amor”. Ganhou e governou.

Dilma quis ser guerrilheira em pleno Palácio do Planalto e fazer do seu gabinete um “aparelho”. Anacronia total. Perdeu. Caiu.

A velocidade do bote do lobo depende do seu interesse e do cordeiro que é o alvo. Para isso basta olhar para a velocidade com que correram os processos de Eduardo Cunha, o de Delcídio do Amaral e o de Dilma.

Lula é a próxima vítima. É mais esperto, e para mim está longe de ser um cordeiro, mas eu acho que não escapa da imolação pública. Para Lula o que está reservado é pior do que estava para Dilma, porque ele desperta os sentimentos mais primitivos nos seus inimigos: medo.

A matilha ainda não está satisfeita. Continuam com sede de sangue. Talvez daí sua atração mórbida em destruir os camisas vermelhas.

Temer que se cuide, afinal lobos andam em matilhas, e ele querendo ou não está com o pescoço exposto. Ele sabe disso!

Dr. Cardozo, pode se esgoelar até cansar, porque contra força não há argumentos!

Como diz o Capitão Nascimento: “o sistema é f.… parceiro! ”

(Em 12/05/16)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *