O Alfarrabista

O Alfarrabista

Na encruzilhada dos caminhos (em 21/05/16).

encruzilhada dos caminhos fotoHoje cada vez mais, diante do debate político polarizado que se instalou no Brasil – não se enganem – está longe de acabar –  só está em stand by como consequência da tomada do poder por parte da turma de Temer, que nem pode ser mais chamado de PMDB, já que é uma mistureba, ajuntada de qualquer jeito com uma facção dele e que dá uma aparente sensação de “vitória” e “normalidade” por parte dos grupos oposicionistas ao governo da presidente Dilma, que, digamos com todas as letra, era também um caleidoscópio do qual ela mesmo não era petista de raiz e do qual a turma do Temer fazia parte desde o dia 1, com Eliseu Padilha e cia.

A lua de mel vai acabar, porque muito rapidamente a Turma do Temer (doravante denominada TT) vai ter que começar a fazer o que sabe fazer (ou o que tem que fazer). E isso vai reavivar o debate, vai recrudescer o debate e essa turma da ex-oposição vai perceber que a sua agenda consistia em somente tirar Dilma e o PT do poder e parava por aí e que Temer não era exatamente o que eles queriam, simplesmente porque eles não sabiam o que queriam, estavam nas ruas por um movimento inercial e manipulativo seja lá de quem for.

Vão endoidar porque vão perceber, mais cedo do que tarde que acabar com o bolsa família e com o Ministério da Cultura não adianta nada e que ELES ter que pagar a conta. NÓS vamos ter que pagar a conta. A turma dos Palácios nunca pagou conta nenhuma, desde que o tempo é tempo.

Afinal, a TT tem um repertório muito pouco limitado e poucas ferramentas à disposição: A Tesoura e a mão grande.

Já anunciaram o rombo gigantesco, que não duvido ser realmente um buraco fundo, porque a imbecilidade de Dilma e da turma da “Nova Matriz Econômica” não tem limites…

Diante disso a TT, coitada, não tem opção vai ter que:

  • Cortar gastos Públicos e tudo mais;
  • Aumentar a arrecadação – aumentar impostos – vem ai a CPMF!

Viva o consenso de Washington!!! Viva o FMI!!! Viva a Standard and Poors!!! Viva o Foro de São Paulo!!! Viva os Bolivarianos!!!

Viva o Brasil, Pátria Educadora!!!

Por isso eu, daqui da minha caverna, me sentindo um imbecil completo, me pergunto: De que lado eu me coloco?

Então me ocorre outra pergunta…

Aqui preciso de uma pausa no raciocínio para fazer uma digressão: Não se assuste. É assim mesmo. É exatamente isso que costuma acontecer quando você se propõe a perguntar de maneira séria o que você precisa fazer e não pauta sua vida pelas 3 primeiras linhas de posts de redes sociais que você lê a título de estar “informado”. Quando você entra nesse processo, você normalmente se vê em aperto, porque as perguntas vão se tornando mais difíceis e cada vez mais difíceis.

É um processo dolorido, que Sócrates chamava de “parto” das ideias.

Outra metáfora, mais hollywoodiana: Lembra do Neo, tentando ser do Matrix? Pois é.…exatamente aquilo é o que começa a acontecer com você.

Mas, não se engane, esse processo costuma dar certo por um lado e muito errado por outro.

Certo, porque você começa a ver coisas com mais clareza. Errado porque você ao começar a vê-las com um pouco mais de clareza começa a perceber que há algo estranho e fedorento em curso, como diz a música de Caetano:

Aqui tudo parece
Que era ainda construção
E já é ruína
Tudo é menino, menina
No olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto
Ganindo para a lua
Nada continua…

Forte não? Mas continua no refrão:

Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial…

Digressões à parte, voltando às perguntas que me faço, sabendo que há muita coisa está fora da ordem: De que lado eu estou? Me ocorreu a segunda: Quais lados existem?

Essa é a questão crucial: Quais são os lados em que se pode estar no Brasil hoje?

Seria a aproximação certa do problema? Simplesmente escolher um lado e pronto!

Outra pergunta necessária: Que lados são esses?

Outras perguntas necessárias: O que defendem esses lados? O quem querem? O que pensam?

Uau! Parece um tema para uma tese de doutorado, e é…

Acho que uma vida inteira não daria conta de responder satisfatoriamente tudo isso, mas eu preciso tentar para o bem da minha sanidade mental.

Acho que esse maniqueísmo soa imbecil, mas para superá-lo é preciso ao menos se colocar diante dele para tentar entender o que acontece, porque sinceramente tenho a impressão que as turmas tanto da direita quanto da esquerda simplesmente não sabem o que representam.

Não conhecem as ideias dos grupos (ou times, porque mais parece torcida de futebol) que pretendem defender “com a vida”.

“Canalha que deve ser guiada!!!!”

Sai da minha cabeça Voltaire!!!!

Isso me leva a ter que dar uma olhadinha no que representa pelo menos esses dois grupos em confronto: direita e esquerda para ver até que ponto a nossa direita é direita e nossa esquerda é esquerda.

Vou tentar começar a traçar esse panorama nos próximos posts, com um gosto amargo na boca, e lembrando dos versos de Caetano…

(Em 21/05/16)

Fonte foto: https://cebi.org.br/biblia/espiritualidade/provocativa-encruzilhada-mateus-221-14-adroaldo-palaoro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *